sábado, 27 de setembro de 2025

🤷🧘

 😶‍🌫️Apesar de me apetecer tanto escrever cada vez que me sento em frente do computador, ou neste caso, em frente ao tablet, o meu cérebro fica paralisado e nada me saí do miolo cinzento.
Faço me a mim mesma a seguinte pergunta; será devido ao trauma da minha adolescência quando fui brutalmente espancada pelo meu pai e pela minha madrasta quando descobriram o "romance que eu andava a escrever às escondidas precisamente por saber  o castigo que me seria dado. Apesar de ser autista (embora naquele tempo ninguém nem mesmo eu sabia que eu era autista tentaram internar-me em hospícios para pessoas mentalmente perturbadas mas não faziam ideia de que eu era autista, se soubessem acho que teriam conseguido internar-me) eu tinha imaginação e continuo a ter só que hoje aos 64 anos já não consigo transportar a minha imaginação para o papel/ecrã.



😶‍🌫️O cansaço já se nota🧠

O cansaço e a tristeza são bem vísiveis.

Divido o meu tempo a escrever e a olhar para o monitor vigiando o meu paciente que dorme o soninho dos justos. É incrível como consegue dormir todo torcido como um caracol, , sofre de duas doenças degenaritivas e neurológicas, O cérebro vai morrendo lentamente...

Fico imaginando o que se passa na cabeça desses doentes, quais os seus pensamentos? O que é que realmente sentem? Sentem medo e incerteza no inicio da doença mas depois que a doença avança e eles vão perdendo todas as suas faculdades cognitivas... o que é que fica?


 

sábado, 13 de setembro de 2025

Osteoartrite

 Degeneração da cartilagem articular e do osso subjacente, mais comum a partir da meia-idade. Causa dor e rigidez, especialmente nas articulações da anca, joelho e polegar.

Passei os meus dias de folga numa agonia imensa, é que não foi apenas a osteoartrite, foi também a incontinência urinária, pois é, eu sofro de incontinência urinária variável, desde os 55 anos e Osteoartrite  mais recentemente. começou no peito dos pés, passando aos tornozelos, e agora já me ataca os dedos da mão direita, o primeiro episódio for no dedo do meio da mão direita e de seguida passou para o polegar também da mão direita, foi difícil de diagnosticar porque a pele afetada não apresentava vermelhidão e nem  alteração de temperatura. Só que desta vez a vermelhidão, o inchaço e a alteração de temperatura, são bem evidentes...

 

Foi assim que a minha mão direita ficou durante Quarta e Quinta feira, os meus dois dias de folga   


 




Tenho que andar com uma tala para que o polegar não seja exposto a esforços e desgaste.

 



E a luva de massagem é uma verdadeira dádiva, desde que a uso que o inchaço da mão reduziu em 85%


 


O chato disto tudo 

é o facto de eu ter que estar sempre a retirar e a por a tala  😖

Sempre que preciso de ir à casa de banho. sempre que vou cozinhar. Sempre que tenho de lavar a louça, sim porque não posso pagar a quem me providencie tais serviços, limpar e arrumar a casa.  

sábado, 6 de setembro de 2025

Uma noite horrível

 Começou com o que deveria ser uma viagem de 7 minutos até ao meu local de trabalho/casa da minha paciente, mas acabou por ser quase 40 minutos a conduzir pelo interior e em círculos até encontrar um desvio que me levou até à casa da paciente. Fui recebida pela paciente, estávamos a conversar e, a dada altura, perguntei à paciente  se podia usar a casa de banho. Disse-me que sim, que podia usar. Fui à casa de banho e estava a meio de esvaziar a minha bexiga quando ouvi uma porta a abrir e a fechar. Senti imediatamente um arrepio na espinha e a minha intuição disse-me que algo de mau estava a acontecer. A paciente tinha saído de casa. desci aquelas escadas em caracol horríveis o mais rápido que pude, depois de me recompor, e descobri que a porta da frente estava trancada. Vi-me "trancado" dentro da casa daquela pessoa. Gritei pelo nome dela, saí pelas traseiras, mas estava escuro como breu e eu só conseguia ver o quintal dos vizinhos e não fazia ideia se havia uma saída dali, fui até à porta da frente novamente e vi pessoas à porta, eram os vizinhos da paciente, encontraram-na e estavam a dizer-me que a paciente estava com medo de mim 😟 que disse que eu a tinha ameaçado, pareciam apreensivos e quem poderia culpá-los!? Eu também estaria. Mostrei a minha identidade e expliquei quem era, bem como o que aconteceu. Então liguei para o filho  e imediatamente o filo disparou: aterrorizaste a minha mãe! Eu disse:  peço desculpa, mas não fiz nada disso e expliquei o que tinha acontecido, mas ele apenas disse que era melhor eu ir embora porque a paciente estava aterrorizada e que nunca quiseram uma noite de serviço em primeiro lugar e que isso lhes tinha sido forçado e todos estavam muito arreliados com toda a situação.

eu nada mais pude fazer que ligar para os serviços sociais  e explicar a situação, informar a minha equipe de gestão sobre o acontecimento e ir-me embora. 


sexta-feira, 5 de setembro de 2025

O reaparecimento ao fim de quase 20 anos

 Deixei de ter o ciclo menstrual a partir dos 48 anos. E agora voltou a aparecer aos 63 anos 🤯

Este mês então é uma desgraça! Primeiro, uma constipação, e agora a merda do período 🤬 E como se isdo não bastasse, vieram também os afrontamentos!🤯🤬🤯🤬🤦‍♀️